Ovos Fazem Mal A Saúde?

ovos
Eis aqui uma pergunta que muitas pessoas não sabem responder com segurança. Que o ovo é rico em gordura e não é bom para quem tem problemas com colesterol, isso sabemos. Mas… e o ovo em si, faz mal a saúde? A resposta é dependeA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou uma resolução que obriga os produtores a colocar rótulos nas embalagens de ovos  com uma advertência sobre o consumo do produto. Essa nova medida entrará em vigor dentro de seis meses e a mensagem é a seguinte: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde”.
A ANVISA ainda exige que se inclua no rótulo a recomendação de que esse produto deve ser mantido preferencialmente refrigerado, ou seja, na geladeira. O rótulo com esse aviso deve ter destaque na embalagem, de forma legível, e o tamanho das letras não poderá ser inferiores a um milímetro.
–> SALMONELOSE
A decisão foi tomada em dados do Ministério da Saúde baseada em registro de pessoas vítimas da salmonelose, que é a principal causa de surtos da diarréia. A salmonelose é a infecção ocorrida pela ingestão da bactéria salmonela (figura abaixo). Quem é infectado por ela apresenta sintomas como vômitos, calafrios, náuseas e dores abdominais.
Os ovos são responsáveis por 42,2% dos casos de infecção entre 1999 a 2007 da salmonela. Nesse período, cerca de 117.000 pessoas foram acometidas por essa doença. Foram registrados ainda 6.000 surtos por conta de ingestão da bactéria em festas e comemorações.
–> PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
  • Depois do leite materno, os ovos são considerados o alimento mais completo.
  • Possui vários nutrientes, inclusive a vitamina B12.
  • Indicado para controle de peso, reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos
  • É um alimento barato, a fonte de proteínas mais acessível que existe.
  • A casca é rica em cálcio e pode ser pulverizada em liquidificador para misturar à comida. A administração em idosos com osteoporose resultou em melhora na densidade mineral óssea.
  • A cor da casca indica apenas a cor da galinha, ou seja, ovos brancos são originários de galinhas brancas e os avermelhados, de galinhas avermelhadas.
  • A clara é uma fonte de proteínas. Indicada para pessoas que necessitam de reposição constante de proteínas (praticantes de exercícios, p. ex.) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes protéicas.
  • A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (contra a depressão), antioxidantes, luteína, vitaminas B e E, entre outras.
  • Está provado cientificamente: o consumo de ovos não aumenta os níveis de colesterol.
  • O ovo é rico em zinco, auxiliando no combate a algumas alergias.
  • Eleva o HDL, o bom colesterol, por possuir elevada quantidade de lecitina, impedindo que o mau colesterol se deposite nas artérias; no intestino, participa da formação da bile, mobilizando triglicerídeos e diminuindo a formação de colesterol.
–> CONCLUSÃO
Resumindo, os ovos fazem mal à saúde se ingeridos com muita frequência ou se estiverem crus ou mal cozidos. Portanto, tome bastante cuidado com esse alimento. Lembre-se daquilo que vovó já dizia: “Tudo demais é veneno. Até água.” E uma última recomendação: prefira sempre comer ovos cozidos e não fritos. Aliás, não são somente os ovos, nenhum tipo de alimento frito faz bem à saúde.

  • NOTA: Com certeza, você não sabia, mas o Dia Mundial do Ovo é comemorado em 14 de outubro. Que importância tem isso? Não temos a menor ideia, mas, como alguém pode achar interessante, está aí a informação.
fonte:vocesabia

0 comentários :

Postar um comentário

Aviso

Atenção, este artigo fala sobre Burrices! Não leve nada daqui a sério, ou você corre o risco de se tornar tão burro e lerdo quanto o criador dessa joça. Ou as burrices podem te morder. Este site não possui Copyright, Copyleft ou Copycenter, caso quiser copiar alguma coisa, copie a vontade, apenas dê os créditos, pois se não der, vou jogar uma praga que vai fazer cair todos os dedos das suas mãos. Se alguém se sentir prejudicado por algum conteúdo postado aqui, favor entrar em contato relatando o problema, não significa que o mesmo será retirado ou modificado, aqui não existe democracia, EU MANDO e ponto final, mas irei analisar todas as reclamações.